segunda-feira, 1 de abril de 2013

Notebook MSI FX-420

Olá pessoal!

Possuo um notebook MSI FX-420 e posso dizer que ele é muito bom, mas que realmente esperava mais. De qualquer modo, quem possui ele tem como principal problema a incompatibilidade do driver de vídeo da AMD; além dos utilitários da própria MSI.
Infelizmente a MSI realmente abandonou ele. Somente Windows 7 é suportado e o driver de vídeo está desatualizadíssimo, o que ocorre em baixos FPS e muitos bugs em alguns jogos como The Sims 3 e Street Fighter IV.
Vou ensinar e postar a  todos a solução de todos os problemas nele. E como deixar mais de 100% bom utilizando o Windows 8.
Então vamos lá!



Problema 1: Driver de vídeo

Conta com uma placa de vídeo AMD Radeon HD6470M, com 1Gb de memória dedicada e trabalha em conjunto com a placa de vídeo Intel HD Graphics 3000 (devido ao seu processador i5-2410M). A proposta é boa: ora oferecer desempenho (AMD) e ora oferecer gráficos redutores de energia (Intel). Porém esse é o principal problema. Necessita de gráficos específicos para ele, e se tentar baixar direto com a AMD é informado que o fabricante distribui esse driver (e já foi dito porque não obtê-lo). Se não ativar o dispositvo gráfico AMD, é possível usar o driver da Intel perfeitamente como se não houvesse outra fonte de vídeo, porém, obviamente o FPS é bem menor em vários jogos.
Solução:
Leshcatlabs. Esse é a solução, um grupo que desenvolve drivers especialmente para notebooks com Gráfico Comutável. Mas não é tão simples assim, a instalação é um pouco complexa e vou fazer um post somente explicando a instalação.
Depois de instalar o driver é importante salientar que os gráficos AMD só funcionam bem conectado a energia. Na bateria o gráfico Intel funciona de forma esplendidamente melhor (ganhos de mais de 100%) de desempenho comparado com a AMD na bateria. O programa dos gráficos alternáveis pré-configura alguns jogos a rodarem com o gráfico de desempenho (AMD) automaticamente. Você pode mudar isso e a melhor escolha é "Baseado na fonte de energia" como o próprio nome já diz. Todas as explicações estão no tutorial de instalação do Leshcat Driver.

Problema 2: MSI S-BAR

A proposta é ótima, uma barra onde você controla todo seu computador e ainda deixa um visual maneiro ao alterar suas configurações. Mas como nem tudo é um mar de rosas, o MSI S-BAR retarda a inicialização do Windows e não funciona normalmente com o Windows 8, o que faz o notebook perder as funções dos seus principais botões, os superiores que não funcionam sem ele.
Solução:
MSI System Control Manager. Embora não tenha sido desenvolvido com base no FX-420 (é para o MSI GE70), funciona perfeitamente e ainda melhor que a S-BAR nele. Além de possuir um visual minimalista que combina com o Windows 8, é totalmente compatível com o mesmo e é um programa atual. Todas as teclas funcionam normalmente porém 3 com alguma modificação, são elas:
Tecla Super Energy Saving: o que antes alterava para o modo de economia de energia MSI agora abre o "Opções de Energia" no qual é possível colocar o modo "Economia de Energia" do próprio Windows, que não remove o papel de parede e a Barra de tarefas (que bom!)
Tecla MSI S-BAR: fazia aparecer a S-BAR por cima de qualquer programa e agora abre o esquecido e ótimo recurso Windows Mobility Center, no qual pode-se controlar várias funções do notebook.
Tecla Cinema Pro: Alterava para o modo Cinema Pro e abria o Windows Media Player, agora apenas abre o Windows Media Player, o modo "Movie" pode ser alterado com a tecla "Eco" ainda.
Por fim, é a melhor opção ao FX-420.

Problema 3: Demais Drivers

Nenhum driver é disponibilizado ao Windows 8 na página do FX420 pela MSI. No post completo sobre os driver vou disponibilizar todos os drivers e utilitários na sua última versão e completa compatibilidade para melhor performance do sistema, como o THX TruStudio PRO, o MSI Battery Calibration e mais.

Enfim, com todas essas dicas é possível otimizar o nosso guerreiro para o melhor desempenho possível com o SO mais atual. Quem havia comprado o Windows 8 ou até mesmo instalado a versão de testes e não havia gostado nem um pouco dos resultados agora pode ficar sossegado e não se sentir lesado e sim beneficiado com a aquisição.

Bom dia para todos! Até o próximo post no qual vou explicar o passo a passo da instalação do Leshcatlabs driver de vídeo.

3 comentários:

  1. Ótimo poste, realmente, o fx420 é bom, porem nao ser compativel com o windows 8 se tornou um grande problema.. que muitos ainda nao sabem a solução como eu.. rsrs fico no aguardo do seu poste de como instalar os drivers de video.. outra coisa o THX voce pegou do modelo GE70??

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. se voce puder me mandar por e-mail tambem o passo-a-passo e aonde baixar os drivers correto pra ele ficarei muitoo grato.. leo.nichele@gmail.com

    obrigado..

    abraçoo

    ResponderExcluir
  3. Já tem o post explicando a instalação do driver pra Windows 8?

    ResponderExcluir